Oriental

Energia Chi – O que é e como ela se manifesta?

O Universo está conectado por uma grande força energética e ela está presente na natureza, no corpo humano e em construções

Você acredita em uma energia vital que conduz todas as coisas no Universo? Alguns vêm isso sob a perspectiva de Deus, mas no Oriente essa conexão é chamada de energia Chi. O termo aparece descrito em diversas áreas, como nas técnicas do Feng Shui e em artes marciais.

Quer entender melhor o significado de disso? Então, acompanhe o artigo de hoje.

Sobre a energia Chi

O termo Chi aparece na cultural oriental há milhares de anos. Ele está associado a várias filosofias e pode ter diferentes nomenclaturas. Na Polinésia é chamado de Mana, no Egito de Ka, no Japão de Ki, na Índia de Prana e na China de Chi ou Qi.

Independentemente do local e das diferenças culturais, o termo significa energia da vida, sendo traduzido literalmente como “ar” ou “respiração”.

Ele está ligado a um eletromagnetismo que flui entre pessoas, natureza e edificações. É algo que mistura ambiente físico e sensorial, representando a união de todos os elementos do Universo.

O Chi e a natureza

A energia Chi provém de diversas fontes da natureza, como água, ar, sol e terra. Ela está presente nas montanhas, na correnteza do rio, no movimento das nuvens e na rotação dos planetas. Aqui na Terra, ela também tem ligação com os polos eletromagnéticos do Norte e Sul.

Cada relevo ou ecossistema recebe energia de uma determinada forma. Assim, o Chi pode fluir de modo mais harmônico ou com mais dificuldades dependendo da localização geográfica. Essa análise precisa ser feita por especialistas em Feng Shui, uma arte chinesa que trabalha com harmonização energética.

Equilíbrio energético e as construções

Assim como aparece na natureza, a energia Chi permeia as construções. Dependendo da forma de cada edifício ou casa e da decoração desses ambientes, as vibrações podem seguir de forma natural ou encontrar barreiras. Quando isto ocorre, o lugar passa a acumular correntes negativas e prejudicar as pessoas.

Para trabalhar esses aspectos em construções existe o Feng Shui. A arte chinesa utiliza várias técnicas que envolvem cores, objetos, plantas e formas de organização. Tudo para manter a energia boa em local e guiar as energias negativas para outro espaço.

Energia Chi e o corpo humano

O Chi, além de estar presente no ambiente externo também aparece dentro de cada pessoa. Ele mantém o corpo vivo e funciona como correntes elétricas que permeiam o nosso sistema biológico, manifestando-se em impulsos nervosos e nas funções naturais dos órgãos. Além disso, ele também engloba a área emocional do corpo.

Quando a energia encontra dificuldades em fluir de forma natural começam a aparecer problemas no corpo. Isso inclui dores, doenças, cansaço e desânimo. Vários fatores podem prejudicar esse fluxo energético: estresses, má alimentação, preocupações constantes, falta de sono, entre outros.

Harmonização energética

Para harmonizar a energia Chi é muito importante trabalhar aspectos de meditação, melhorar a alimentação e praticar exercícios físicos. Técnicas como acupuntura também ajudam, pois as agulhas são aplicadas em locais de condução energética.

Artes marciais como Kung Fu e Tai Chi Chuan também fazem uso do Chi dentro dos seus movimentos. A ideia é unir a força do corpo e a mente, harmonizando-as com a natureza.

A partir do momento em que você aceita e reflete sobre a energia Chi, isso ajuda no equilíbrio interno. Você passa a ser alguém mais consciente sobre as suas ações, ter mais autoconfiança e comportamentos saudáveis.

Percebe como o Chi é importante? Ele está presente em nós e em tudo ao nosso redor, interligando cada elemento em uma única energia vital. Para acompanhar mais informações sobre forças energéticas, continue acompanhando o nosso site.

feng shui

 

Deixe seu comentário:
Energia Chi – O que é e como ela se manifesta?
5 (100%) 1 voto[s]

Bárbara Valdez

Redatora por paixão e profissão. Gosta de gente, mas prefere os livros. Suas qualidades: adora gatos e é viciada em filmes.
Fechar