Tarot

Jogo de Tarot – Como Funciona e Quando Surgiu

Autoconhecimento e orientação na tomada de decisões são os principais benefícios dessa arte antiga transmitida ao longo dos séculos

Você já participou de um jogo de tarot? Tem curiosidade em saber o que as cartas vão mostrar ou fica tenso só em pensar na leitura do baralho? Entender sobre essa arte antiga vai ajudar a desmistificar seus medos e mostrar que vale a pena recorrer a essa técnica quando precisar de orientação.

Ao longo do post vamos falar sobre a origem do jogo, mostrar como está dividido o baralho e qual a forma correta de fazer a leitura. Vem com a gente descobrir.

Sobre o jogo de tarot

O tarot é um baralho com 78 cartas utilizadas para responder questionamentos cotidianos sobre sentimentos, vida profissional, saúde, relacionamento, entre outros. Ele funciona como uma espécie de oráculo e deve ser lido por uma pessoa especialista que recebe o nome de tarólogo.

A sua origem

A origem do tarot ainda é envolta em mistérios, afinal, existem muitas versões sobre quando surgiu o primeiro baralho, mas nenhuma definitiva. A grande maioria dos estudos, no entanto, aponta para a Itália. No local, ele deve ter aparecido entre os séculos XIV e XV, nas cidades de Milão, Ferrara ou Bolonha.

Independentemente da sua origem exata, o jogo de tarot traz imagens que representam figuras da época medieval, como o papa, imperador e mago. A expansão dessa arte pelas sociedades ao longo do tempo foi feita com a ajuda dos ciganos e sempre esteve associada à previsão do futuro.

O baralho

As cartas de um baralho de tarot estão divididas em 56 arcanos menores e 22 arcanos maiores. O termo significa “segredo” e é por meio da leitura das imagens representadas em cada um dos arcanos os questionamentos do público são respondidos.

O grupo com a maior quantidade de cartas responde questões específicas e é dividido em naipes, como as cartas de um baralho comum. Cada naipe está associado a um elemento da natureza.

  • Ouros: elemento Terra. Significa ligações fortes, seja familiar ou profissional;
  • Paus: elemento Fogo. Está ligado à motivação pessoal;
  • Espadas: elemento Ar. Relaciona-se com o lado intelectual;
  • Copas: elemento Água. Tem relação com os sentimentos.

Dentro desses naipes há ainda quatro figuras medievais: pajem ou princesa, cavaleiro ou príncipe, imperador e imperatriz.

Os arcanos maiores descrevem as possibilidades da vida de maneira mais ampla. Eles estão numerados de 01 a 21, além da figura do Louco, que não tem numeração. Essas cartas precisam estar associadas aos arcanos específicos.

O jogo

No momento em que você for fazer um jogo de tarot é preciso estar concentrado. Pare por alguns segundos e relaxe. Depois pense no quer perguntar. Escolha questões objetivas e, então, selecione as cartas. Dependendo do profissional com quem se consultar também pode ser necessário cortar e misturar o baralho.

As cartas funcionam em conjunto e de acordo com a pergunta feita. Sendo assim, uma mesma figura pode ter significados diferentes para pessoas diferentes. Mesmo assim, nenhuma resposta do tarot é um veredito final e ela deve ser vista sem medos, mas como indicativo dos melhores caminhos a seguir em uma situação.

O jogo de tarot é tido como algo divino que transmite orientação por meio das cartas. Ele é extremamente antigo e uma ótima maneira de esclarecer dúvidas em situações difíceis. E você, o que acha dessa arte secular? Comente aqui embaixo.

Veja também:

Horóscopo do Dia de Hoje

 

Deixe seu comentário:
Jogo de Tarot – Como Funciona e Quando Surgiu
5 (100%) 1 voto
Fechar