Oriental

O que é Taoismo: conheça uma das filosofias mais antigas do mundo

A conexão com as coisas simples é a base da prática chinesa que valoriza a meditação e a suavidade

Você já ouviu falar no Taoismo? Ele é uma filosofia religiosa oriental que surgiu há milhares de anos, ainda na época antes de Cristo.

Com o tempo, ela espalhou-se pelo mundo e hoje tem presença em várias cidades do Brasil. Para entender melhor o sentido existencial dentro do conceito do Tao, continue com a leitura.

Sobre o Taoismo

O Taoismo é uma filosofia, uma religião e um modo de viver que prega a interação com a natureza, a simplicidade e o equilíbrio interior. Ele surgiu com base nos ensinamentos do escritor e filósofo chinês Laozi, que viveu entre os séculos VII e VI a.C.

O conceito mais importante na filosofia é a figura do Tao, um ideograma que pode ser traduzido como “caminho”, “universo” e a ideia de tudo que é absoluto. Isso quer dizer que o Taoismo afirma que existe uma força que interconecta todo o universo, e ainda é maior do que ele. É algo infinito.

Desse modo, para o homem encontrar a paz, ele precisa reconectar-se com a natureza, sentindo-se parte dela por meio de uma quietude interior. Isso pode ser alcançado com meditação ou Tai Chi Chuan, arte marcial que deriva do Taoismo.

O livro Tao Te Ching

A base dos ensinamentos da religião estão no Tao Te Ching, ou O Livro do Caminho e da Virtude. Ele foi escrito por Laozi e é composto por uma série de poemas curtos. O registro mais antigo da obra encontrado por historiadores data dos séculos IV ao III a. C.

No texto, Laozi descreve o Tao como “caminho”, porém ressalta que o conceito é muito mais amplo, impossível de ser definido e compreendido de forma plena pelo homem. É algo que fica no campo do pensamento e está além das linguagens.

O Wu Wei

Um dos princípios do Taoismo é o Wu Wei, ou Não-Ação. Isso está descrito no capítulo 37 do livro Tao Te Ching e relaciona-se com uma forma de agir natural, sem premeditações. É algo, de certa forma, ligado ao instinto, como a ação de dormir ou comer. Portanto o não-agir é completamente diferente ficar parado.

As escolas de pensamento

O Taoismo surgiu, inicialmente, apenas como uma filosofia. Com o tempo, ele incorporou outros ensinamentos tradicionais chineses e começaram a surgir as escolas de pensamento. Cada uma delas dedica-se à interpretação do Tao e gera diferentes vertentes da religião.

  • Escola da Alquimia: relaciona-se com a medicina chinesa tradicional;
  • Escola Ritualística e da Lei Cósmica;
  • Escolas Filosóficas: trabalha com os textos clássicos.

O Taoismo atualmente

Depois que surgiu no período antes de Cristo, o Taoismo chegou a  ser considerado religião oficial da China em vários momentos. Contudo no início do século XX, ele começou a ser reprimido pelo governo e chegou a ser proibido na década de 1960 durante a Revolução Cultural.

Hoje, o Taoismo é uma das cinco principais religiões da China, juntamente com o budismo e confucionismo. Ele também é praticado em diversos países pelo mundo.

Aqui no Brasil, a sede da sociedade taoista fica no Rio de Janeiro e foi fundada em 1991. Há ainda uma filial em São Paulo e em ambas é possível encontrar atividades de meditação, palestras, retiros espirituais etc.

Estudar sobre o Taoismo é buscar o caminho da meditação, da falta de julgamentos e da suavidade na forma de agir. A religião existe há milhares de anos e continuamente vem conquistando novos seguidores.

E você, o que acha desse conceito? Comente aqui embaixo.

Deixe seu comentário:
O que é Taoismo: conheça uma das filosofias mais antigas do mundo
5 (100%) 2 voto[s]

Bárbara Valdez

Redatora por paixão e profissão. Gosta de gente, mas prefere os livros. Suas qualidades: adora gatos e é viciada em filmes.
Fechar